Especialidades

Ortopedia

A ortopedia estuda o sistema músculo esquelético e trata as doenças  osteomusculares, ou seja, dos ossos, músculos, tendões e ligamentos. Este sistema é responsável pela mobilidade, movimento e sustentação do corpo do  seu pet.

Quando alguma dessas estruturas é afetada, a biomecânica do sistema  locomotor e o eixo gravitacional (distribuição de peso entre os membros) do paciente é alterado.

São inúmeras as alterações que acometem os animais, independente de idade, sexo e raça. Os sinais clínicos variam de acordo com a estrutura lesionada, porém, invariavelmente esses pacientes apresentam claudicação (mancar), dor, fraqueza  e ou flacidez muscular e intolerância ao exercício. Para se chegar a um diagnóstico preciso faz se necessário  um exame clínico minucioso associado a exames de imagem tais  como radiografia, tomografia computadorizada e ressonância magnética.

O tratamento é instituído de acordo com o diagnóstico e pode ser conservativo (medicamentos e fisioterapia) ou cirúrgico.  O objetivo é sempre melhorar a qualidade de vida do paciente, aliado a retomada da função locomotora.