Especialidades

Oftamologia

Assim como o homem, os animais também podem ser acometidos por diversas doenças oculares. Olho seco, catarata, glaucoma, úlceras de córnea e inflamações intra-oculares são alguns dos principais problemas oculares que podem acometer os animais.

Algumas raças têm mais chances ao desenvolvimento destes problemas, por exemplo os pugs, shitzus, lhasas apsos, etc Além disso, se considerarmos a idade, pacientes jovens, de meia idade e idosos podem ser acometidos por diferentes doenças.

Alguns sinais podem demonstrar que algo não vai bem com a saúde ocular dos animais. Secreção, olho vermelho, lacrimejamento, sensibilidade excessiva à luz, dor nos olhos, coceira, dificuldade ou até mesmo perda de visão, que pode ocorrer de forma progressiva ou inesperadamente. 

Muitas vezes, problemas na visão dos pets podem ser causados por outras doenças. Por isso, uma avaliação detalhada do paciente é muito importante para descartar a associação de doenças oculares com outras doenças como neoplasias, doenças metabólicas, como o diabetes, por exemplo, e infecções. 

Em sua maioria, as doenças oculares têm tratamento ou cura quando diagnosticadas precocemente.