Blog

Os cães também tem problemas na coluna

Os cães também tem problemas na coluna
Uma das causas mais frequentes da paralisia nos Pets é a discopatia ou mais conhecida como hérnia de disco. 
A discopatia causa complicações que alteram o sistema nervoso do Pet, além da diminuição de sensibilidade e dos movimentos, incontinência urinária e, principalmente, muita dor. 

Esse problema é mais comum em algumas raças como os “salsichas” ou em casos de lesões/traumas, neoplasias, doenças degenerativas medulares etc. 

Os Pets apresentam sintomas bastante típicos,  como por exemplo andar de cabeça baixa, pescoço rígido, orelhas para trás e caminhar cauteloso (como se estivesse com medo), claudicação (manqueira), dificuldade em deitar e levantar, dificuldade em comer etc. 
A medula espinhal é uma estrutura delicada protegida pelas vértebras. 
Em cada espaço existe um disco intervertebral (semelhante a uma almofadinha) que evita o constante atrito entre as vértebras e promovem flexibilidade necessária para o movimento adequado e absorção do impacto. 

Atualmente na Medicina Veterinária existem diversas opções de tratamento como por exemplo cirurgia, acupuntura, fisioterapia, ozonioterapia além da utilização de medicações analgésicas e anti-inflamatórias.

M.V Lilia Valente Soares
Pós graduação em fisiatria, fisioterapia, reabilitação, acupultura veterinária, ozonioteraia avançada e neurologia veterinária pelo instituto Bioethicus.

Gostou deste post? Deixe seu comentário